quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quem ama cuida



Ah se os animais falassem... Seriam iguaizinhos àquele tagarela do filme Shrek. Falar, eles não falam, mas sabia que eles compreendem muitas cosias? Sabem distinguir quando são tratados com carinho, amor e proteção, e quando são maltratados.
Quem nunca sonhou em ter um cãozinho de estimação? Eles são muito fiéis, amigos e companheiros para toda hora. Em troca, querem carinho, atenção e proteção. E você sabe como protegê-lo?
Tem de dar ração – e não pode dar comida de gente, porque faz mal a eles – nos horários certos e deixar sempre um potinho com água limpinha num local de fácil acesso para eles.
E não leve seu cão para dormir na sua cama. Ele merece uma cama própria, em um local quentinho e gostoso para dormir.
Ah, não se esqueça que um bom banho de vez em quando faz bem, porque ninguém merece ficar sujo, não é? Sempre peça ajuda de um adulto para lavar seu cão, com produtos adequados e água morna. Ou então, peça para seus pais que o levem tomar banho em um pet shop, que são especializados em dar um trato no seu amigão.
É muito importante que você o leve a um veterinário, pois cada tipo de animal e raça requer cuidados diferenciados. E, também, ele precisa tomar algumas vacinas para não adoecer nem te deixar doente.
E prepare-se para limpar as sujeiras que ele deixar pela casa: vai espalhar muito xixi e coco até aprender o local certo para fazer suas necessidades.
Então, pense bem antes de ter um animalzinho, pois ele precisa de muitos cuidados e atenção. Jamais devem ser machucados e você será o responsável por amá-lo e cuidá-lo por muitos anos. Em recompensa, vai ganhar muito amor e amizade. Além de ter sempre um companheirão.

Por Tatiana Schicowski

Um comentário: