quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pipa: brincadeira de criança e adultos

Alguns cuidados podem evitar sérios acidentes.
Quadrado, pandorga, pipa, estrela, papagaio... Ela fica lá no alto do céu, dançando no ritmo do vento. Tem várias formas, cores e tamanho. Empinar pipa, brincadeira muito antiga, ainda é a preferida de algumas crianças e até de adultos, principalmente na periferia, onde brincar na rua é rotina.
Você sabe a origem da pipa? Ela surgiu há mais de 2.200 anos, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, na China. Era usada em rituais religiosos e representava o poder do vento. Quanto mais alto a pipa subia, mais fé a pessoa tinha.
A pipa chegou ao Brasil com os portugueses, após o descobrimento, em 1500.
Ganhou vários nomes. No Rio Grande Sul e em Santa Catarina ela é conhecida como pandorga. Já na Bahia, é arraia, no Nordeste, a pipa é chamada de quadrado e tapioca, e, no Paraná, é mais conhecida como papagaio e pipa.
SEGURANÇA
Apesar de divertida, ela é um perigo quando há redes de energia elétrica. Por isso, o local preferido dos “empinadores” são os campos de futebol e alto dos morros.
É preciso ficar atento aos fios de eletricidade e antenas, pois há risco de levar um choque. Também não deve ser usado cerol na linha, aquela mistura de vidro moído e cola, pois os cortes nas mãos, nos dedos e nos braços serão inevitáveis. Proteja as mãos com luvas ou um pedaço de pano, pois a linha pode queimar quando o vento estiver muito forte. Não empine pipa em dias de chuvas, pois ela atrai raios e você receberá uma descarga forte, que pode te matar.
Evite linha metálica, como fio de cobre e bobinas. Tome muito cuidado com motos e bicicletas, pois a linha pode causar um grave acidente com o motorista. Não suba em telhados e lajes para soltar a pipa, porque pode acontecer uma queda que pode ser fatal.
Solte sua criatividade
Algumas lojas vendem pipas prontas. Mas, em geral, as crianças costumam produzir as suas, soltando sua imaginação e criatividade. Abusam das cores, dos formatos e fazem lindas rabiola/cauda/rabo, que dançam no céu e atraem a atenção dos colegas. Confira algumas sugestões de pipas e o passo a passo para produzir a sua.

Por Rogério de Arazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário