domingo, 24 de outubro de 2010

Capoeira: a luta pela dignidade social

A batida ritmada e os passos ensaiados dão o tom das lutas de capoeira. E essa arte, considerada dança, jogo e esporte, faz parte do projeto Jovem Atleta, do Instituto Alfredo Kaefer, em várias cidades do Paraná.
Apenas em Cascavel são atendidos mais de 280 crianças e adolescentes, em quatro núcleos: Apae, Recanto da Criança, salão comunitário do Bairro Interlagos e salão comunitário do Bairro Neva. Para integrar o projeto social, é preciso estar estudando e haver o acompanhamento dos pais.
Segundo o mestre de capoeira Aristeu Oliveira dos Santos, o Mestrinho, as aulas visam muito além de ensinar o esporte, mas repassar valores sociais, resgatar a autoestima e incentivar a disciplina. “Eles se envolvem e se divertem. Alguns estão há cinco anos conosco. Já participaram de competições e apresentações e conquistaram até medalhas”, conta, orgulhoso.
Há 29 anos dando aula de capoeira, Mestrinho reconhece a importância do projeto social: “Essa iniciativa do Instituto tem contribuído muito nesses aspectos, valores sociais, disciplina e autoestima, e, se não fosse o Atleta do Futuro, muitos jovens não teriam a oportunidade de praticar esse esporte e estariam na ociosidade, à mercê da marginalidade”, ressalta.

Por Carla Raquel Hachmann

Contato: Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com a escola do bairro  em Cascavel, ou ligar para o Instituto Alfredo Kaefer, no telefone (45) 3326-0800.

Um comentário: