quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Catapora: perigosas bolinhas vermelhas



Por Rogério de Arazão

Pedrinho: Manhê, eu estou com uma coceira e apareceram bolinhas vermelhas no meu corpo. O que é isso?
Mãe:Isso é catapora, meu filho. Uma doença causada pelo vírus Varicela-zoster. É contagiosa. Não fique perto de outras crianças. Mas não se preocupe, pois essa é uma das doenças mais comuns na sua idade. É a primeira e a última vez que você vai pegar essa doença, fique tranquilo, Pedrinho!!! Porém, não coce isso, menino!
Essa história se repete em várias casas por todo o mundo. A catapora aparece de repente, mas, se você tiver essa doença, alguns cuidados são necessários. Os primeiros sintomas são febre entre 37 e 39 graus, mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Depois de um ou dois dias surgem as manchinhas vermelhas, que dão lugar a pequenas bolhas com líquido, que provoca muita coceira. Mas é preciso evitar coçar, pois podem ficar feridas e cicatrizes.
Se um amiguinho seu estiver com a doença, cuidado! Porque você também pode ficar doente, já que é um vírus e se transmite facilmente. Os sintomas da catapora duram mais ou menos um mês.
Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que se fazer. Existem alguns remédios que ajudam a controlar os sintomas, mas não cortam o ciclo.
O importante é evitar que as bolinhas se abram e entrem bactérias.
A partir de um ano de idade as crianças já podem tomar vacina, que ajuda a prevenir e a reduzir os sintomas. Peça para o papai ou a mamãe se você já tomou a dose e, se ainda não, eles podem se informar no posto de saúde mais perto da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário